
Por que o avião mais rápido já construído teve que ser destruído?
A primeira aeronave de transporte civil Supersônica a levantar voo foi o tubo Leve tu 144 o projeto da União Soviética Efetuou seu primeiro trajeto em 31 de Dezembro de 1968 Entretanto um acidente em 6 de março de 1973 afetou o seu desenvolvimento assim O avião Concorde se tornaria o único Civil supersônico em atividade em 1968 74 encomendas foram firmadas por 16 Companhias aéreas interessadas no modelo As rotas iniciais do avião foram Inauguradas em 21 de Janeiro de 1976 com Jato operado pela Air France o trajeto Sair do aeroporto Charles de gordo em Paris parava para abastecerem Dacar no Senegal e pousava finalmente no Galeão No Rio de Janeiro Outra rota também existia controlada Pela bridgearways e saía de Londres com Destino ao barém assim como demonstrava A existência das duas rotas o Concorde Era um projeto feito em conjunto entre a Inglaterra e a França o custo para Construir uma aeronave dessa era muito Alto para época o que tornava necessária A parceria o próprio nome Concorde Partido pressuposto de União Por isso os Voos inaugurais foram em Paris e Londres Porém o avião teve apenas 27 anos de Serviço foram anos de voos espetaculares Mas com um alto custo em Maio de 2003 Tanto a bridges quanto Air France Decidiram encerrar suas operações como
Concorde com certeza uma pergunta deve Surgir em sua mente porque Bem comecemos a responder olhando para As especificações da aeronave o Concorde Não era só supersônico como também Consegui atingir a velocidade mete 2 ou Seja duas vezes a velocidade do som o Avião podia chegar a 2.180 km por hora Aquela rota Inicial já mencionada de Paris até o Rio Durava apenas 6 horas Qualquer outro voo comercial levaria o Dobro do tempo a sua fuselagem e sua Motorização potente também permitiam ao Concorde voar a uma altitude de 18 mil Metros o Airbus A330 mil produzido desde 2016 por Exemplo só chega a 12 mil metros de Altitude o Concorde voava tão alto que Era possível ver a curvatura da Terra Quando lá em cima Além disso o espaço Aéreo Nessa altura é muito menos Congestionado Você diminuia o trânsito digamos assim Para o avião para criá-lo houve a junção De forças britânicas a companhia Britânica de aeronaves bac e a Rose Royce ambas trabalharam junto com as Francesas a errou espacial e a sociedade Nacional para o estudo e construção de Motores de aviação a snecma A b c e a erro espacial foram Responsáveis pela Engenharia e Planejamento da aeronave enquanto a Rose Royce e a smsma pelos quatro motores
Mk610 de pós combustão o Concorde tinha Uma aerodinâmica diferenciada por conta De um design mais pontiagudo e asas em Formato Delta para facilitar na hora do Povo diferente dos Aviões convencionais Ele não contava com spoilers outro Detalhe que ajudava na hora Daterrissagem era o fato de três dos Quatro motores serem capazes de atuar no Modo reverso a fuselagem do avião tinha Que suportar o enorme atrito com o ar e O barulho ensurdecedor que uma viagem Com duas vezes a velocidade do som tinha Por conta da altura em que voava o Concorde passava por poucas turbulências Ou outras dificuldades por causa do Clima para uma noção do quão alto Aeronave voava saiba que o piloto Começava a descer quando estava na Bahia Para aterrissar no Rio de Janeiro Obviamente Nem tudo são flores para o Concórdia viagens rápidas luxo aborto e A chance de ver a curvatura da terra são Coisas fascinantes porém o barulho da Decolagem do avião era tão alto que Chacoalhava janelas e disparava alarmes De veículos próximos ao aeroporto o mais Chato porém era o estrondo sônico Produzido pela aeronave quando um objeto Ultrapassa a barreira do som esse Estrondo é produzido o barulho é um Ruído constante produzido por uma onda De choque que permanece enquanto o avião Estiver acima da velocidade do som o
Estrondo sônico do Concorde podia Provocar danos estruturais pequenos em Construções e quebrar vidros todos que Estivessem a mais ou menos 50 km da Linha aérea do trajeto do avião Ouviriam o estrondoso barulho então Rapidamente houve pressão Popular para Com as empresas aéreas Ninguém queria Ouvir aquele barulho todo mesmo estando Tão longe de qualquer aeroporto ou nem Mesmo vendo avião além disso tanto a Bridge Harris quanto a Air France Tiveram grandes prejuízos na operação de Seus concordes os altos cursos de Operação e a fama de problemático Herdada do soviético topo leve afastaram Clientes de outros países no fim 6 Aeronaves foram construídas como Protótipos para o desenvolvimento do Concórdia para uso comercial 14 foram Construídas sendo divididas igualmente Entre a França e a Inglaterra os demais Países decidiram pular fora do projeto Não comprava um avião e algumas vezes Até proibir um voo supersônicos como Esses com o intuito de compensar Obstáculos as passagens para voo no Concórdia encareceram tanto que chegaram Ao ponto de cursar o dobro de um voo de Primeira classe em um não supersônico Mesmo com todos esses problemas e o Curso elevadíssimo da aeronave o avião Ainda estava nos planos da Bridge aways E da Air France porém em 2000 uma
Tragédia estragaria os planos das Companhias no dia 25 de julho um Concorde da Air France caiu perto do Aeroporto parisiense logo após Decolar Foram 109 pessoas mortas a Bordo com Mais quatro vítimas que estavam no hotel Em que o avião bateu a culpa do acidente Não foi do avião mas a ocasião serviu Como Outra perda de credibilidade para o Supersônico a causa foi uma peça de Titânio de 40 cm de comprimento que Estava na pista os pilotos não viram a Peça e ao passar em cima dela o avião Teve um dos pneus Estourados o movimento Foi tão forte que explodiu o tanque de Combustível do veículo os pilotos Perceberam ocorrido mas não dava mais Tempo para frear por conta da velocidade Decidiram Decolar mas o trajeto terminou Muito antes do que imaginaram O Concórdia ficou parado por um tempo Depois disso recebendo um reforço no Tanque de combustível e um acréscimo de Placas de kevlar as operações são Voltaram em novembro de 2001 pouco tempo Após os ataques ao World Trade Center 11 De setembro fez as pessoas se afastarem Das viagens e somado com acidente de 2.000 a volta comercial da aeronave foi Um fiasco em Maio de 2003 todas as Operações como Concorde foram encerradas Mesmo um projeto incrível como esse Supersônico foi um grande fracasso Comercial
Entretanto ainda existe esperança para Os fãs de aeronaves supersônicas a Startup estadunidense Boom Super Sonic Está trabalhando no over Tour que Promete ter o dobro da velocidade dos Modelos comerciais atuais ele deve voar Pela primeira vez em 2026 mas só vai Levar os primeiros Passageiros em 2029 Entre compras confirmadas e opções de Compras as companhias aéreas já Encomendaram 130 unidades cada unidade custa Aproximadamente 1 bilhão de reais a Boom Super Sonic prometeu também criar Versões militares além de afirmar que o Ruído do supersônico não vai impactar Regiões habitadas mesmo sendo uma Tentativa mais moderna de ressuscitar o Supersônicos comerciais e prometendo Muito menos barulho over tour não se Compromete a superar o Concorde em Altitude ou provavelmente não veremos Algo que supere o extinto avião tão cedo